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Deixando seu jogo mais interessante!

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Mensagem por thekiler Seg Dez 29, 2008 11:20 am

"Caramba!
Ninguém gostou do meu jogo. Disseram que ele estava chato, maçante e cansativo. Por que será?"

É! Realmente, é muito difícil quando isso acontece. Você termina seu projeto e põe ele no fórum e vem o pessoal e fala do quanto cansativo está seu jogo.

"Tsc! Esse povo do fórum não sabe o que é um jogo de verdade! Só porque são mais experientes, metem a boca em projetos novatos.''

Talvez sim, mas lembre-se que quando você posta aqui no fórum, você está pedindo a avaliação do pessoal. Então saca só essas dicas para você não se sentir oprimido pelo povo.


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Deixando seu jogo mais atraente!
Um tutorial para tornar seu jogo mais divertido e interessante!

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Bem, vamos lá! Um jogo atraente não é um jogo cheio de mapas "superhiperultra-detalhados" ou um jogo cheio de cores e formas. Um jogo atraente é aquele que chama a atenção do jogador, que deixa ele cheio de vontade de jogar quando liga o computador. Existem certos quesitos que tornam seu jogo atraente:



SideQuests (Missões Extras)


As conhecidas Side Quests são muito famosas aqui em fórum. No seu jogo, elas podem servir para gerar dinheiro, experiência ou até mesmo itens raros.
Coletar plantas e ervas, procurar itens e NPC's, ou até mesmo um mini - game. Para Side Quest, tudo serve. Porém, lembre-se de torná-las opcionais, pois sempre pode existir gente que não gosta de fazer trabalho extra.



Escrita


Em um jogo de RPG, uma das partes mais importantes do jogo são as mensagens. Elas são como o caroço dessa grande jaca que é o RPG Maker(Ok, foi uma comparação podre, mas foi para simbolizar a importância das mensagens. Um Exemplo:

U q vc tá fazendu aqui, Adam? Vc num divia tá no INN?

Em um jogo de RPG, é super importante que você revise a ortografia das suas mensagens. Para isso, pressione F2 para ver as suas mensagens. Fique atento também a mensagens que ultrapassam a caixa de mensagem, para não ficar algo assim:

''Olá, jovem viajante! Meu nome é Pedr''

É muito chato você estar jogando e aparecer mensagens escritas pela metade. Então, muita atenção nisso, ok pessoal?


Mapas


Bom, os mapas não são o caroço da jaca, mas são o fruto em si. Você consegue imaginar você mesmo andando em um deserto e do seu lado uma árvore cheia de neve? Não? Talvez por que seja muito raro.(Não impossível, raro)Quando você vai montar seu jogo, tem que prestar atenção à concordância do mapa. Não coloque casas cheias de neve em uma praia. Você tem que ter noção que o mapa tem que ser o mais real possível. Mas lembre-se, se você tem dificuldades em mapear, peça ajuda ao fórum, pois nem todos tem o dom de transformar a telinha do RM em um belo mapa.

NPC's


NPC? O que raios vem a ser isso? Primeiro de tudo vamos descobrir o que é um NPC!
Tirado da Wikipedia:

A non-player character, often shortened to NPC, is a character that is controlled by the gamemaster in role-playing games, or one that is not controlled by a human in a video game.

Isso diz basicamente que o NPC é o Personagem não Jogável do jogo.
Aquele tio do Hotel, ou aquela senhora do mercadinho. Todos são NPC's. Os NPC's são importantes no seu jogo pois mesmo no mundo do RPG, existem outros seres(racionais ou não). Lembre-se sempre que quando você vai criar um NPC, você deve deixá-lo mais humano possível (Só se o seu objetivo for um NPC Humano). Coloque-o para falar coisas interessantes. Coisas do tipo:

''Olá, \n[1]! Como vai seu dia? Já foi visitar o mercado? Os preços estão ótimos!''

ou então

''Dizem que a floresta Negra é cheia de criaturas venenosas. Se você for lá, leve um estoque de antídoto.''

Os NPC's podem falar o que você quiser, porém, cabe a você escolher se eles serão úteis ou não. Um jogo cheio de NPC's chatos pode acabar levando o jogador a ficar com raiva do jogo.
Então tenha consciência quando for criar seu evento de NPC



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Créditos: Falco


Última edição por thekiler em Seg Dez 29, 2008 1:17 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Dark Dudu Seg Dez 29, 2008 1:02 pm

Gostei do tutorial, mas acho que deveria ser melhor formatado. Como eu sou muito bonzinho (Rolling Eyes) vou disponibilizar a versão formatada: (Basta copiar tudo que está em CODE e editar o post principal)

Aliás, +1 Reputação, obrigado pela colaboração!

Código:
[quote]"Caramba!
Ninguém gostou do meu jogo. Disseram que ele estava chato, maçante e cansativo. Por que será?"[/quote]

É! Realmente, é muito difícil quando isso acontece. Você termina seu projeto e põe ele no fórum e vem o pessoal e fala do quanto cansativo está seu jogo.

[quote]"Tsc! Esse povo do fórum não sabe o que é um jogo de verdade! Só porque são mais experientes, metem a boca em projetos novatos.''[/quote]

Talvez sim, mas lembre-se que quando você posta aqui no fórum, você está pedindo a avaliação do pessoal. Então saca só essas dicas para você não se sentir oprimido pelo povo.


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[center][b][color=red][font=Comic Sans MS]Deixando seu jogo mais atraente![/color]
Um tutorial para tornar seu jogo mais divertido e interessante![/font][/center][/b]
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Bem, vamos lá! Um jogo atraente não é um jogo cheio de mapas [b]"superhiperultra-detalhados"[/b] ou um jogo cheio de [color=red][b]cores[/b][/color] e formas. Um jogo atraente é aquele que chama a atenção do jogador, que deixa ele cheio de vontade de jogar quando liga o computador. Existem certos quesitos que tornam seu jogo atraente:



[b][center]SideQuests (Missões Extras)[/b][/center]

As conhecidas Side Quests são muito famosas aqui em fórum. No seu jogo, elas podem servir para gerar dinheiro, experiência ou até mesmo itens raros.
Coletar plantas e ervas, procurar itens e NPC's, ou até mesmo um mini - game. Para Side Quest, tudo serve. Porém, lembre-se de torná-las opcionais, pois sempre pode existir gente que não gosta de fazer trabalho extra.



[b][center]Escrita[/b][/center]

Em um jogo de RPG, uma das partes mais importantes do jogo são as mensagens. Elas são como o caroço dessa grande jaca que é o RPG Maker(Ok, foi uma comparação podre, mas foi para simbolizar a importância das mensagens. Um Exemplo:

[quote]U q vc tá fazendu aqui, Adam? Vc num divia tá no INN?[/quote]

Em um jogo de RPG, é super importante que você revise a ortografia das suas mensagens. Para isso, pressione F2 para ver as suas mensagens. Fique atento também a mensagens que ultrapassam a caixa de mensagem, para não ficar algo assim:

[quote]''Olá, jovem viajante! Meu nome é Pedr''[/quote]

É muito chato você estar jogando e aparecer mensagens escritas pela metade. Então, muita atenção nisso, ok pessoal?


[b][center]Mapas[/b][/center]

Bom, os mapas não são o caroço da jaca, mas são o fruto em si. Você consegue imaginar você mesmo andando em um deserto e do seu lado uma árvore cheia de neve? Não? Talvez por que seja muito raro.(Não impossível, raro)Quando você vai montar seu jogo, tem que prestar atenção à concordância do mapa. Não coloque casas cheias de neve em uma praia. Você tem que ter noção que o mapa tem que ser o mais real possível. Mas lembre-se, se você tem dificuldades em mapear, peça ajuda ao fórum, pois nem todos tem o dom de transformar a telinha do RM em um belo mapa.

[b][center]NPC's[/b][/center]

NPC? O que raios vem a ser isso? Primeiro de tudo vamos descobrir o que é um NPC!
Tirado da Wikipedia:

[quote]A non-player character, often shortened to NPC, is a character that is controlled by the gamemaster in role-playing games, or one that is not controlled by a human in a video game.[/qote]

Isso diz basicamente que o NPC é o Personagem não Jogável do jogo.
Aquele tio do Hotel, ou aquela senhora do mercadinho. Todos são NPC's. Os NPC's são importantes no seu jogo pois mesmo no mundo do RPG, existem outros seres(racionais ou não). Lembre-se sempre que quando você vai criar um NPC, você deve deixá-lo mais humano possível (Só se o seu objetivo for um NPC Humano). Coloque-o para falar coisas interessantes. Coisas do tipo:

[quote]''Olá, \n[1]! Como vai seu dia? Já foi visitar o mercado? Os preços estão ótimos!''[/quote]

ou então

[quote]''Dizem que a floresta Negra é cheia de criaturas venenosas. Se você for lá, leve um estoque de antídoto.''[/quote]

Os NPC's podem falar o que você quiser, porém, cabe a você escolher se eles serão úteis ou não. Um jogo cheio de NPC's chatos pode acabar levando o jogador a ficar com raiva do jogo.
Então tenha consciência quando for criar seu evento de NPC



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[b]Créditos:[/b]  [i]Falco[/i]
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Mensagem por thekiler Seg Dez 29, 2008 1:16 pm

Vlw, xD, irei arrumar...

Edit: Hmmm, ficou muiitooo melhor, xD, vlw msm kra ^^
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Mensagem por Dark Dudu Seg Dez 29, 2008 1:32 pm

Editei o post acima, não faça double post, edite o anterior ^^.

Hehe, você postou como deixar um jogo mais atraente e eu como deixar o tópico Very Happy
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Mensagem por thekiler Seg Dez 29, 2008 1:38 pm

Huahsuahsuahsuhasuhaushaush, tô ligado
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